sexta-feira, 11 de maio de 2007

A MIAN E A NAÏF BRASILEIRA


O MIAN – Museu Internacional da Arte Naïf do Brasil, pertence à Fundação Lucien Finkelstein, entidade sem fins lucrativos, criada em 1985. Instalado em um casarão do século XIX, no bairro carioca do Cosme Velho, a trinta metros da Estação do Tren do Corcovado, possui o maior e mais completo acervo de arte naïf do mundo. São cerca de 6.000 obras de pintores de todos os Estados do Brasil e de mais de 100 países, do século XV aos dias de hoje, registrando a história da arte naïf no mundo.
O Brasil junto com a França, a ex-Iugoslávia, o Haiti e a Itália, é um do “cinco grandes” da arte naïf no mundo. Um número significativo de obras de pintores brasileiro desse estilo faz parte do acervo dos principais museus.
Não há exposição naïf internacional importante sem que os artistas brasileiros sejam convidados a participar.
A pintura naïf brasileira é muito rica e diversificada. A pluralidade de temas relativa à fauna, à flora, ao sincretismo religioso e às várias etnias, definida como sendo aquela praticada por autodidatas dotados se um senso plástico natural e sem pretensões da arte acadêmica.

DESCOBRINDO O BRASIL NAÏF
A exposição DESCOBRINDO O NAÏF apresenta na Galeria Vitrine da Caixa, em Brasília, uma seleção de obras pertencentes ao acervo nacional do MIAN - Museu Internacional da Arte Naïf do Brasil.
A mostra é composta por cinco módulos temáticos, onde são apresentados setenta e sete quadros e tem como objetivo divulgar a identidade brasileira narrada por meio dos pincéis de cinqüenta pintores naïfs brasileiros.
Verdadeiros contadores de histórias pictóricas, os naïfs buscam ressaltar a importância da diversidade cultural e as belezas naturais do seu país. Fazem reviver, em suas populares, a religiosidade, a diversidade e o multiculturalismo de sua terra e gente, e a beleza da fauna e flora brasileiras.
Com muita cor e calor, aspectos diversos do nosso país são abordados, numa visão ingênua, verdadeira e direta, que não aceitam rótulos, fórmulas, ou conceitos pré-estabelecidos, pintam com total liberdade e criam em seus corações doces receitas para fórmulas preciosas.

Ao contemplar as obras dessa exposição com olhos de afeto, o espectador entrará em contato direto com a alma de cada um dos artistas que o realizou.Encontrará as imagens de um Brasil, caloroso, criativo, colorido, repleto de alegria, poesia e de amor tão grande...do tamanho do nosso território, quase um continente e tão jovem ainda, com apenas cinco séculos de história e de vida.

Jacqueline A. Finkelstein
Curadora

Descobrindo o Brasil Naïf
Abertura
10 de maio de 2007, às 19 horas.
Visitação
11 de maio a 03 de junho de 2007
Terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas.
Caixa Cultural
Galeria Vitrine-1º andar
SBS-Quadra 4, lotes ¾- Brasília/DF
Telefones (61)3206-9450 3206-9752
caixacultural@caixa.gov.br, www.caixa.gov.br

Nenhum comentário: