terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mesa redonda com o mestre Maciej Babinski

A Casa da Memória da Pintura Brasileira recebeu, na noite de sábado, 29 de setembro, o mestre polonês e brasileiro Maciej Babinski para um bate-papo sobre sua vida e arte. Foi aquilo que se
chama UMA NOITE MEMORÁVEL!

Compunham a mesa, para a conversa com o artista, a autora do livro de entrevistas com o pintor, Gisel Carriconde, a professora de história da arte, Vera Pugliese, o anfitrião da festa e pintor brasiliense Luiz Costa, e o organizador da Casa da Memória, Ricardo Orsi.
Mais de 50 pessoas, entre os quais o editor e livreiro Briquet de Lemos e a artista plástica Marlene Godoy, foram homenagear o mestre e prestigiar o evento, e puderam conhecer um pouco da visão do artista sobre a arte brasileira, sobre a gravura e a pintura, e do seu amor pelo Brasil. De quebra, se deliciaram com o verdadeiro banquete preparado pessoalmente por Ceicinha Costa, esposa do pintor-anfitrião.

O ponto alto da noite foi o depoimento de Babinski, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, sobre o porquê da escolha do País para viver. Para aqueles que às vezes esquecem do que faz do Brasil uma terra especial, foi uma lufada de entusiasmo e uma declaração de amor pela gente brasileira e pelo seu modo de viver e encarar a vida.
O artista falou sobre sua trajetória pessoal, marcada pela Segunda Grande Guerra na Europa, sobre sua visão a respeito da arte, dos temas ligados ao desenho e à pintura de paisagem – objeto de suas mais recentes obras -, sobre seus mestres, e respondeu às questões dos que tiveram o privilégio de ver, neste brasileiro de coração, de 76 anos, um exemplo de vida, de sabedoria e de amor à arte e ao Brasil.