O Acervo da Caixa Econômica Federal está pontuado pela presença singular de obras de artistas mulheres que povoaram e instigaram nosso imaginário, em paralelo à contribuição dos artistas homens que se inspiraram no ser feminino, ou pela cumplicidade na mesma busca pela beleza inusitada ou, ainda, pelo prazer estético de ver o oposto com o mesmo olhar sensível e amoroso. Eis, então, meu olhar de curador, o artista homem, pousado sobre o vasto e importante Acervo da Caixa, fazendo um recorte deste olhar feminino da mulher artista sobre o mundo e, também, do olhar do homem artista que jamais pode menosprezar o que há também de feminino em seu ser. Acredito que um olhar instigante e cheio da poesis, possa apontar como desafio, não só para a sensualidade e a beleza estética deste recorte de obras, mas também, para o sensorial, o poético e o transcendente que habita a pluralidade deste acervo. Estas pinturas, gravuras e desenhos marcam de forma singular uma trajetória da arte contemporânea no país e seu projeto construtivo herdado da herança afro-indígena.
Um generoso projeto construído com a vocação para celebrar o divino ao ser alegre e profano nos terreiros de todas as festas.
O Acervo da Caixa cumpre um importante papel de relevância histórica e, por isso, carece de ser cada vez mais estudado e conhecido pela singular diversidade com o qual foi composto nas últimas décadas. Por isso, proponho, quem sabe, através da transfiguração do olhar masculino através do poético e do profundo no que há de sagrado no feminino, uma mostra que nos eduque os tantos sentidos para o tão sem propósito que nos instiga a subjetividade da arte ao contemplar "...0 beleza divinamente supérflua..." Privilegiamos, portanto, a criação de um breve roteiro de educação estética e poética para o prazer da acuidade dos sentidos e, também, para instigar a percepção e a sensibilidade sentimental e amorosa do público, aquele que é a outra metade de toda e qualquer obra. Assim, colocamos mais perguntas que respostas sobre se há ou se não há: A Feminina Arte.
Bené FontelesCurador
A Feminina Arte
no Acervo CAIXA
Abertura
19 de outubro de 2006, às 19 horas
Visitação
20 de outubro de 2006 a 28 de janeiro de 2007 terça-feira a domingo, de 9 às 21 horas
Visita guiada com o curador da exposição no dia 20 de outubro, às 19 horas
CAIXA Cultural - Brasília Galeria Acervo CAIXA
SBS Q.4 Lote 3/4